É comum, ao descer a serra ou até mesmo durante viagens de avião, sentir o ouvido entupir ou ainda escutar sons abafados ou zumbidos. Esse fenômeno chamado de autofonia acontece graças à mudança de altitude promovida pelo sobe e desce dos passeios.
O ouvido é formado por três partes: interno, médio e externo. Quando a pressão atmosférica muda é necessária que a pressão do ouvido médio se iguale à do externo. "A orelha média se comunica com o nariz através da tuba auditiva, responsável pelo equilíbrio, que demora um pouco para acontecer. Nessas situações, de mudança rápida de pressão, a tuba não trabalha direito e assim sentimos o ouvido entupir e até doer. Se a pessoa estiver com sinusite ou rinite alérgica, o quadro pode ser pior", explica a otorrinolaringologista do Einstein, Luci Hidal.
Para ajudar a passar o incômodo, o ideal é bocejar, mastigar algo, ingerir líquidos ou ainda realizar a manobra de valsalva, que consiste em exalar forçadamente o ar contra os lábios fechados e nariz tapado, forçando o ar em direção ao ouvido médio e equilibrando a pressão.
De acordo com Luci, o grupo de pessoas que mais sofre com esses problemas são os bebês e as crianças devido às características do ouvido, uma vez que a tuba auditiva neles é mais curta e horizontal, o que favorece o entupimento. Essa condição ainda facilita o desenvolvimento de otite média aguda e otite média secretora.
Cuidado para não machucar o ouvido
As hastes flexíveis, conhecidas como cotonetes, não têm nenhuma função para a orelha. "Elas empurram a cera para uma posição inadequada, escarificam (cortam superficialmente) o conduto favorecendo a otite externa e ainda estão relacionadas a trauma de tímpano com perfuração do mesmo", conta a otorrino.
Saiba mais: O que fazer quando entra água no
ouvido?
Quem nunca passou pelo
incômodo de entrar água no ouvido após um mergulho na piscina ou no mar? O
problema é muito comum, porém requer cuidados para que a pessoa não desenvolva
uma otite externa.
Segundo Luci, a água na orelha
evapora naturalmente, mas como causa certa indisposição, pode-se usar o secador
frio ou jogar uma gota de álcool no ouvido, isso se ele não estiver inflamado.
Caso o paciente sinta dores ao pingar a gotinha, ele deve suspender o uso e
procurar um médico, pois pode ser um indício de que o problema é mais sério.
Abaixo segue esquema de como
ocorre esse incômodo.
Fonte da pesquisa: https://www.einstein.br/noticias/noticia/por-que-ouvido-entope-quando-desce-serra https://www.flickr.com/photos/rdamati/26553756278/
Oi, colegas! Que legal o Blog de vocês. Eu sofro muito com esse entupimento de ouvido hahahahha sempre que estou viajando... Não sabia que tinha relação também com a rinite e sinusite, como elas seeempre me acompanham, acho que descobri porque meu ouvido vive entupindo.
ResponderExcluirOlá! Que bom que gostou e podemos ajudar!😊
ResponderExcluirQue legal! Sempre sofro com isso, agora já sei as dicas para evitar!
ResponderExcluirFicamos felizes em poder ajudar!!!!
ResponderExcluir